domingo, novembro 27, 2011

Feliz Dia de Ação de Graças!


Este ano eu fiquei especialmente intrigado pensando no motivo que levou, já faz alguns anos, a mídia a tentar empurrar uma comemoração tão norte-americana como o Halloween goela abaixo do nosso povo. Chega a ser constrangedor ver algumas crianças (especialmente da média burguesia) batendo nas nossas portas e nos ameaçando com a frase "gostosuras ou travessuras". Quem usa essas duas palavras hoje em dia? Alguma criança diz pra você, em condições normais, "tio, compra uma gostosura pra mim?" - como diria um amigo meu, também ligado a estrangeirismos, "WTF"? E "travessura", então? Mais do que constrangedor, é ridículo. E que tipo de ameaça é essa? Se eu não der um doce ela vai fazer alguma sacanagem comigo? Hei, carinha-pálida, duas palavras pra você: "Pega eu!"
Alguns dias depois, vem outra comemoração também muito tradicional nos EUA e no Canadá, o Dia de Ação de Graças. Esse sim tem um sentido real, justo, bonito e, por que não dizer, até mais comercial do que o outro, se é esse o objetivo da mídia (sempre é). Principalmente para os distribuidores de peru. Aliás, aqui no Brasil já temos esse dia, ao contrário do outro, foi instituído por lei o Dia Nacional de Ação de Graças em 1949! Acontece toda a quarta quinta-feira do mês de Novembro. Ou seja, quinta-feira passada, dia 24/11/11, foi esse dia.
Eu, pessoalmente, comemoro essa data todo ano, já faz 3 anos, indo à igreja, à noite pois aqui ainda não é feriado. E considero muito importante, pois é um momento de agradecimento por tudo de bom que Deus nos deu no ano todo. E, quando a gente pensa nisso, descobre que aconteceram muitas coisas dignas de muito agradecimento.
Feliz Dia de Ação de Graças!

Será que é tão mais difícil agradecer do que ameaçar? Ameaçar é tão mais bacana do que agradecer?

Então, desejo a todos, cristãos ou não, crentes ou ateus, pois todos temos com certeza o que agradecer a alguém pelo menos, um FELIZ DIA DE AÇÕES DE GRAÇAS (levemente atrasado)!

E, mesmo com a pequenina influência desse humilde blog, sugeriria a instituição de um Feriado Nacional nesse dia. Teria muito mais sentido haver um dia de agradecimento do que muito feriado sem nexo que temos durante o ano.


Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com Ação de Graças. (Sl 69:30)



Nenhum comentário: