domingo, abril 03, 2011

A busca pelo conhecimento

João
Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento (Pv 23:12). 

Vemos em sala de aula (fora da sala também) que a imagem que se faz da pessoa que se dedica ao estudo é a de trouxa, nerd, cdf, assim por diante. E quem é folgado, preguiçoso, ignorante, é  considerado malandro, com boa conotação! O malandro, principalmente aqui no Brasil, é sinônimo de uma pessoa popular, admirada, até invejada. Seus feitos são contados em conversas por toda a escola, bairro, rua, internet, enfim, o malandro muitas vezes se torna uma lenda viva, é aquele que repetiu, foi expulso, pulou o muro da escola... Se extrapolarmos isso para a sociedade, podemos compreender o porquê de existir uma apologia ao crime, ao estelionato (chamado carinhosamente de malandragem), ao mau caráter, à mentira.
Interessante... Se isso não é uma inversão de valores então não sei o que é.
Mesmo assim, criei recentemente um novo blog, para tratar da busca pelo conhecimento, não só da Matemática mas do que for relevante nessa busca, em geral: http://profarci.blogspot.com/

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Pv 4:7)

Nenhum comentário: