![]() |
O Brasil vai abrir o olho |

Se o povo colocou um palhaço na câmara federal ou em outra posição, foi por alguma razão que eu desconheço, mas a partir de agora, depois do resultado, aceito. Afinal, como disse uma vez o saudoso Ulysses Guimarães: "Deixem o povo votar. Por mais que eles errem, acabam acertando". O mais importante não devemos nos esquecer: "deixem-nos votar".
Hoje, após meu voto, percebi que não gosto de falar "cumpri minha obrigação". Prefiro dizer "exerci meu mais importante direito". Mas é verdade que, como cidadão, cumpri uma obrigação sim, votei consciente, em pessoas que achei que poderiam, através de seu trabalho político e social, transformar nossa sociedade em uma sociedade mais justa e democrática. Diminuir as diferenças na distribuição de renda desumana, criar oportunidades de estudo e trabalho a todos. Provavelmente nenhum dos candidatos em quem votei irá vencer. Mas, creio, fiz minha parte.
Mais uma vez, estou muito propenso a acreditar que o voto opcional seja uma boa ideia para a nossa já jovem democracia. Não é madura, adulta, mas já está crescidinha, quase uma adolescente. Então, creio que tornar o voto opcional já pode ser pensado.
Se apenas quem quiser votar o fizesse, provavelmente não teríamos tantos candidatos fanfarrões. Afinal, para fazer besteira, votando em palhaços e ladrões como uma forma de "protesto", é melhor não sair de casa. Aproveite o fim-de-semana, curta uma TV - afinal é o tipo de gente que gosta dos decadentes programas de domingo.
Por outro lado, quem realmente quiser votar, e acredito que teríamos uma grata surpresa com um expressivo número, o fará com consciência política e com cidadania. Se hoje fomos mais de 150 milhões de eleitores, na base do chutômetro eu suponho que algo em torno de 50 milhões de eleitores nós teríamos, no caso do voto opcional. E, quem sabe, um resultado mais sensato e com pessoas melhores no poder.
Por fim, como escrevi acima, o importante é que mais uma vez pudemos votar. Devemos estar muito felizes por isso, e gratos pelas centenas ou milhares de vidas que foram dedicadas (e muitas perdidas) a nos conquistar esse direito.
Obs: Confira os resultados no site oficial do TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário