terça-feira, novembro 24, 2009

O robô nuclear da NASA

Fonte: Inovação Tecnológica ·

João Em 2011 deverá ser lançado rumo a Marte um novo rover (robô explorador), um pouco maior do que os gêmeos Spirit e Opportunity. Seu nome será Curiosity, nome escolhido pela vencedora de um concurso, Clara Ma, uma estudante da 6ª série da cidade de Lenexa, Kansas.
A maior pergunta que o Curiosity levará é: "Há ou houve algum tipo de vida (como a conhecemos) em Marte"? Para tentar respondê-la, o rover vai procurar por compostos orgânicos, que podem ser de vida atual ou passada, ou de meteoritos, conforme explica Michael Meyer, um dos coordenadores da missão.
O Curiosity terá uma grande vantagem em relação aos seus antecessores: ele não dependerá da energia solar para funcionar. Um pequeno reator nuclear permitirá que o robô funcione a plena carga em tempo integral.
Além de um braço muito mais forte e de outros equipamentos avançados, o robozinho ainda contará com um canhão laser!  O laser será capaz de vaporizar rochas a uma distância de até 9 metros, produzindo um plasma que será analisado por vários espectrógrafos, obtendo um registro detalhado da química das rochas.

Pois é, robô nuclear, canhão laser, análise de padrões de vida, isso tudo me lembra alguma coisa, não sei o que é...







IMAGEM: Como ele é mais pesado que os irmãos, não terá air bags: um estágio de aterrissagem (chamado Sky Crane) permitirá que o Curiosity desça suavemente sobre o solo. [NASA]







Bookmark and Share

Nenhum comentário: