sábado, julho 11, 2009

A Solução definitiva do Sudoku?

Fonte: Science News·

Em uma conferência de ótica, o matemático Heinz Bauschke (Universidade da Columbia Britânica) e o físico teórico Veit Elser (Universidade Cornell) discutiam sobre um misterioso e maravilhoso algoritmo. Nenhum deles tem qualquer idéia de como ele funciona, mas aparentemente faz o trabalho maravilhosamente bem.
O algoritmo foi desenvolvido por James Fienup (Universidade de Rochester) em 1982 para criar um tipo de microscópio que revelaria as estruturas atômicas de cristais e outros materiais. O truque desse algoritmo é que os cálculos dele nunca param.
Mas os pesquisadores óticos descobriram que, com uma pequena variação do procedimento, na maioria das vezes ele parava. Não apenas isso, ele fazia isso muito rápida e eficientemente, sem manter os computadores rodando horas ou mesmo dias.
"Como matemáticos, isso nos levou à loucura," diz Bauschke, "por que nós não sabemos porque isso funciona tão bem."
Então Bauschke decidiu descobrir. Ele sabe que em algumas circunstâncias, o algoritmo falha em completar, então ele procurou por um exemplo simples para compreender. Um bom lugar para olhar, ele pensou, seria o Sudoku.
Assim, Bauschke e seu estudante de graduação Jason Schaad criaram um programa de computador que resolve Sudokus usando o método de projeção do algoritmo.
Até agora, o programa resolveu todos os problemas a que foi submetido. Bauschke tem esperanças de que surgirá um que ele não resolverá, então ele poderá entender o que faz aquele problema especial.
Tente ajudá-lo, acessando o programa aqui!

Nenhum comentário: