sábado, julho 04, 2009

Orientações gerais sobre a nova gripe

Fonte: G1 ·

O que se fala de sério sobre a gripe causada pelo H1N1, valendo também para todos os outros tipos de gripe:

Prevenção:
  1. Melhor medida é lavar as mãos com água e sabão frequentemente. O uso de álcool gel ou sprays de álcool gel sanitizante pode ser uma alternativa.
  2. Evite colocar as mão nos olhos, nariz e boca.
  3. Mantenha a distancia de 2 metros como referência para contatos com pessoas que possam estar infectadas.
A vacina contra a gripe sazonal que foi recentemente alvo de campanha do governo não traz proteção contra a nova cepa de H1N1. A formulação de uma vacina específica é a meta da comunidade científica mundial, e acredita-se que até o fim de 2009 possam estar disponíveis suas primeiras versões.

Para não transmitir:
  1. Como acima, também deve-se higienizar as mãos sempre.
  2. Cubra com as mãos sua boca e seu nariz quando tossir ou espirrar.
  3. Se você estiver com sintomas típicos de gripe, como febre acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza, dores no corpo ou ainda náuseas e vômitos, fique em casa. A recomendação dos especialistas é que você permaneça em casa pelo menos por 7 dias após o início do sintomas e que esteja sem sintomas pelo menos por 24 horas após esse prazo.
As máscaras cirúrgicas (N95) merecem uma avaliação especial. Não existem evidências científicas de que o uso dessas máscaras, especialmente as comuns, diminua a transmissão do vírus influenza A H1N1. Eventualmente, pacientes sabidamente portadores dessa nova infecção podem utilizá-las quando em deslocamentos necessários para evitar a propagação do vírus.

Nenhum comentário: