sábado, julho 04, 2009

A esperteza da cobra de tentáculos

Fonte: Brontossauros em meu Jardim ·

Peixes conseguem fugir tão rápido de quem quer capturá-los que parecem até prever o que vai acontecer. A agilidade dos peixes, na verdade, tem um segredo bem conhecido: a chamada resposta C-start. Quando o peixe sente uma vibração ou vê algo se proximando de um lado de seu corpo, ele contrai rapidamente os músculos do lado oposto do corpo, fazendo um C, e sai nadando rapidamente (5 a 6 milisegundos) após endireitar-se.
No entanto, as cobras-de-tentáculos (Erpeton tentaculatum) dão um show de pescaria. Ela geralmente espera suas presas com a cabeça encurvada, formando um J, e fica imóvel nesta posição até um peixe se aproximar, quando ela o ataca rapidamente. Todo este movimento demora de 15 a 20 milisegundos para acontecer, o que seria tempo o bastante para o peixe escapar. Curiosamente, esta cobra consegue capturar uma porcentagem altíssima de peixes.
O segredo só pôde ser desvendado recentemente com a utilização de câmeras de muitos quadros por segundo: a cobra engana o peixe e não o ataca onde ele está, mas sim onde ele vai estar. Por exemplo, quando o peixe se encontra na parte côncava de seu J e paralelo à cabeça da cobra ela movimenta levemente o seu corpo, o suficiente para o peixe perceber e fugir para o lado oposto, que é exatamente onde está posicionada a boca da cobra. Ou seja: a cobra faz com que o peixe praticamente nade para o dentro de seu estômago!



Obama-san já conhece essa técnica há muito tempo.

Nenhum comentário: