sexta-feira, outubro 02, 2009

Brasil vai sediar as Olimpíadas em 2016. E agora?

João Depois que a candidatura da cidade de Chicago foi a primeira eliminada da votação de hoje (02/10), veio a certeza de que a candidatura do Rio de Janeiro seria a vencedora para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Os japoneses não estavam nem um pouco interessados em ter as Olimpíadas em Tóquio, e os espanhóis deveriam saber que o COI não iria querer ter uma Olimpíada seguida de outra em uma cidade no mesmo continente, e tão próxima. Londres vai sediar em 2012.
Eu não era favorável a vencermos. Gostaria muito que tivéssemos esse evento aqui, mas não esperava que isso não acontecesse tão cedo. Acho que ainda temos muito o que crescer e melhorar antes.
O tráfico de drogas, por exemplo, é um problema mundial, mas nos grandes centros brasileiros aparentemente está fora de controle. No Rio, é gravíssimo, basta fazermos uma busca rápida na Internet para verificarmos o quanto isso é preocupante. O mesmo podemos fazer quando o assunto se trata de corrupção. Aliás, os dois assuntos andam muito de mãos dadas, o que é inconcebível.
Quando a incompetência se alia à corrupção, os resultados são os que vimos nos Jogos Panamericanos em 2007. O próprio presidente Lula é publicamente ciente desses problemas, como vemos aqui numa matéria do canal ESPN Brasil.
"O Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil. Famoso pelas belezas naturais e pelas pessoas que lá vivem". Quantas vezes já lemos ou ouvimos frases parecidas com essa? E vamos ouvir muito mais daqui pra frente. Vamos ser sinceros e encarar a realidade. Infelizmente, isso pode ser traduzido por duas palavras: "Turismo Sexual". Confira aqui uma matéria da Folha que atesta bem isso.
Pois é, tanta coisa ruim, tantos problemas. Até agora, por isso eu era contra sediarmos o evento.
Mas hoje, dia 2 de outubro de 2009, oficialmente fomos declarados país sede dos Jogos de 2016. O Rio de Janeiro irá receber o maior evento esportivo do mundo, e certamente o maior acontecimento que a humanidade criou. Se o esporte é a melhor invenção do ser humano, as Olimpíadas formam a coroação desse invento, o ápice da criação. Se houver no universo em outro local vida inteligente, com certeza esses seres iriam se admirar com o sentido dos Jogos Olímpicos. Isto é, se não tiverem também, claro.
Se não há mais por que torcer contra, vou torcer para que tudo aconteça com a maior transparência possível. Que Deus coloque as pessoas certas no lugar certo, que tornem esse presente que ganhamos numa realidade maravilhosa. E que o Rio se torne, de verdade, uma cidade maravilhosa. Está nas mãos Dele.
Sendo assim, vou pensar egoisticamente agora. Um de meus sonhos de criança desde os primeiros Jogos Olímpicos que assisti em 1972, em Munique, Alemanha (eu tinha 6 anos) era assistir de perto a abertura ou o encerramento de uma Olimpíada. Em 76, com 10 anos, acompanhei com mais entendimento as Olimpíadas em Montreal, Canadá, e resolvi me dedicar mais aos esportes em geral, não só futebol, acompanhando e praticando de tudo. Com 14 anos eu me emocionei muito com os Jogos de 1980, em Moscou. Depois, na idade dos 18 anos, fui profundamente tocado pelos jogos de Los Angeles, 84, com direito a gravar os temas musicais, e tudo mais. A partir daí, me preparo de quatro em quatro anos para um dos eventos que eu mais gosto e preso na vida.
O sonho está mais próximo agora. Daqui a sete anos eu posso estar assistindo à abertura de uma Olimpíada. Ou ao encerramento. Que seja a final do Atletismo, eu também ficaria maravilhado. Mal posso esperar.
O povo do Rio de Janeiro deve se orgulhar, e com certeza vai muito mais com o passar dos meses, as pessoas irão entendendo melhor o que são os Jogos Olímpicos. Teremos a Copa do Mundo de futebol em 2014, será um ótimo preview. E veremos o quão mais importante e grandiosa é a Olimpíada.
Vamos ficar de olho, vamos cobrar seriedade e competência. Quem puder, participe, seja voluntário.
Começou o trabalho, só sete anos, já está chegando!

IMAGEM: Logotipo da candidatura. Rio de Janeiro: sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


Bookmark and Share

Um comentário:

Eddie disse...

Tudo culpa do pré-sal! (rs)