sexta-feira, outubro 07, 2011

Good job, Jobs!


Ford 1930
A morte de Steve Jobs marca hoje o fim da era de ouro da Computação. Para quem não vive as evoluções desde os anos 70 até hoje, podemos comparar com a indústria automobilística. A era dourada dessa indústria começou nos anos 30. Tudo era muito romântico, pessoas admiravam-se com os carros nas ruas, as pessoas que entendiam do assunto eram muito bem consideradas, enfim, tudo muito bonito, um modelo novo era praticamente uma nova invenção. Hoje, temos congestionamento, carro vendido no atacado e varejo, um modelo igual ao outro, pouca evolução (como automóvel, não como suporte de tecnologias). Claro, ainda é legal curtir um carro, mas jamais será como antes.
Apple III - anos 80
Assim foi com a Computação. Nos anos 70 e 80, tudo era novo, pioneirismo, pessoas da área eram respeitadas, tudo muito bonito, um modelo novo era uma nova invenção. Hoje, compra-se micro em supermercado, um igual ao outro, pouquíssimo ou nada de novo. Creio que não há mais espaço para inventores, para liberdade, para a criatividade de Steve Jobs, por exemplo. Claro, ainda é legal curtir um novo computador, um tablet, ou similar. Mas jamais será como antes.

E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. (Êxodo 35:31-33)




Nenhum comentário: