sábado, junho 25, 2011

Entretenimento não é sinônimo de alegria.

Existe uma macro entidade no mundo de hoje, informal, resultante da própria sociedade, chamada Indústria do Entretenimento. Ninguém está no comando (ao menos não pessoas), e não tem nada de  conspiração de algum grupo secreto. Simplesmente essa indústria existe, está na ativa e domina o mundo. Eu mesmo, eventualmente várias vezes por dia, submeto-me aos seus apelos sedutores. Inclusive até já trabalhei para ela, tive um comércio apoiado fortemente em seus pilares.
Acontece que hoje tenho consciência da existência da indústria, por isso gostaria de comentar algumas de suas consequências. Precisamos lembrar que, enquanto estamos entretidos, estamos apenas passando o tempo. Esse é o significado de entretenimento: passar o tempo. Quando assistimos a uma série que gostamos muito (como Star Trek, no meu caso), a sensação é boa, e dependendo do episódio, é ótima! Mas esse prazer não é sinônimo de alegria. Ouvir uma boa música, ir a um bom show, assistir TV, jogar um game, navegar pela Internet, até mesmo ler um bom livro são alguns dos infindáveis exemplos que a indústria do entretenimento nos oferece. E fatalmente em algum momento vamos dar dinheiro a essa máquina. Mas o dinheiro não é o pior: o nosso tempo passa.
Quando damos por conta, a noite acabou e estamos no meio da madrugada. De repente, acabou o fim de semana. Piscamos o olho e o ano se foi. E, no momento em que paramos para rever nossa vida, estamos com mais de 50 anos e nos questionamos: puxa, exatamente o que aconteceu desde o ano que fiz 18 até agora? Parece que foi ontem...
A alegria, quando real, é consistente. É duradoura e resiste até mesmo a circunstâncias desfavoráveis. É a ponta nevada de uma montanha chamada Felicidade. É sentida por aquelas pessoas afortunadas que, em determinado momento profissional, podem afirmar "E eu ainda ganho para fazer isso!". Essa situação deve ser perseguida, incansavelmente. A alegria aparece quando passamos um tempo em uma agradável reunião familiar, ou com amigos, praticando um esporte, assistindo a um pôr do sol, fechando os olhos de frente para o mar, sentindo a brisa e ouvindo o quebrar das ondas.
E, sempre, quando nos damos conta de que Deus está conosco, soprando-nos ideias, nos inspirando pelo poder de seu Espírito.

A luz nasce sobre o justo e a alegria sobre os retos de coração. (Sl 97:11)

Nenhum comentário: