
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da internet via rede elétrica, tecnologia conhecida como "Power Line Communications" (PLC).
A tecnologia ainda deve levar alguns meses para estar disponível comercialmente no Brasil.
FOTO: Modem PLC

Um comentário:
estar sempre dois passos a frente é foda mesmo,
Uma vez eu tive que ir para a agencia regumentadora de energia para um prabalho academico e estava tendo uma "nano-feira" sobre o assunto e fiquei pra ver.
o negocio funciona mesmo, mas não será a rede do futuro, apesar de poder chegar até por volta de seus 8 megas (hoje em dia é uma net e tanto)
a verdadeira aposta é na capacidade de incluir na net todos os futuros dispositivos elétricos que forem lançados como geladeiras, maquinas de lavar, portões elétricos aparelhos de rádio e de televisão digital e toda a tralha que será inventada a partir disso.
a comunicação será mesmo por optica que tem um limite fisico de centenas de terabits.
mas eu acho meio perigoso ligar um computador caro na rede de tensão, pela cara do modem (foi apresentado um propotipo que na época, 2 anos atras, era mais rapido que o speedy) expor o pc a uma rede de 110V é risco dobrado.
é claro que ele tem um filtro que retira o sinal digital e abaixa a informação para o padrão CMOS de 3,5V, mas mesmo assim tenho um pouco de medo.
Postar um comentário