sexta-feira, agosto 14, 2009

Gripe Suína: o pânico só leva a piorar

Fonte: Rainha Vermelha ·

Ai, ai, pessoas, pessoas... Já recebi um email daqueles de antigamente (lembram do vírus #happybirthday?)... Por favor, para não piorar a situação, na dúvida, não repassem nada. Chega de Spam, não espalhem a ignorância e estupidez.
Li um post em um blog científico muito bom, o Rainha Vermelha, sobre esse email que circula por aí. Acessem clicando aqui, é muito esclarecedor. Ao final há uma frase, da leitora/colaboradora do blog Rainha Vermelha, a Dra Lúcia Rodrigues Eneida, Infectologista Intensivista que está vivendo a situação mais do que de perto, que resume bem o que pensar disso:

"Fisioterapeuta não é medico e alguém que faz acupuntura, faz em consultório privado, logo, não tem vivência em saúde pública, de diretrizes populacionais, de epidemiologia e fisiopatologia de doenças virais. Muito menos de condutas, a não ser que trabalhasse diretamente com saúde publica. As mesmas orientações que são dadas a população geral, valem para fisioterapeutas e qualquer pessoa que viva em sociedade. Profissionais de saúde tem a obrigação de ler o protocolo disponível da secretaria de saúde do seu estado, no caso www.saude.pr.gov.br . Lá estão divulgados os números todos corretos, e o protocolo vigente no estado hoje, com manejo clinico e condutas, precauções e telefones de referência. 0800 643 8484 - linha direta do CIEVS (Centro Integrado de Epidemiologia e Vigilância em Saúde), central do comitê de enfrentamento da epidemia."

FOTO: Bob Esponja não está nem aí pra gripe.

Cuidem-se, claro, como sempre. Mas sem bater a cabeça um no outro.

Nenhum comentário: