segunda-feira, julho 06, 2009

Alimentos Orgânicos


Estamos acabando com nossa saúde, e poderíamos economizar muito em médicos e remédios.
Recentemente fui acometido de quatro doenças no sistema digestivo. Hérnia hiatal, gastrite e outras. Além de medicações necessárias, fui aconselhado fortemente pelo médico a fazer uma "reeducação" alimentar.
Apesar de ser reconhecidamente um glutão, sempre me preocupei com a alimentação, além do que dá muito prazer em dedicar-me a ela. Procurando sempre a excelência, deparei-me (novamente) com o conceito de "Alimentos Orgânicos".
A agricultura orgânica é um sistema de produção que utiliza insumos naturais e está livre de pesticidas e fertilizantes de síntese química; favorecendo assim a sustentabilidade dos sistemas e o cuidado dos recursos naturais.
Em outras palavras, não há agrotóxicos nas verdurinhas, não se usa hormônios nos animaizinhos, não se desvia cursos dos riachinhos e assim por diante.
No site português (onde eles chamam "Agricultura Biológica") Agrobio, encontramos alguns ótimos motivos para consumir apenas produtos orgânicos:
  • Valor nutritivo
    Cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos orgânicos são capazes de melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais e proteínas, são capazes de saciar graças ao equilíbrio dos seus constituintes.
  • Biodiversidade
    A diminuição da diversidade biológica é um dos principais problemas ambientais dos dias de hoje. A Agricultura Orgânica perpetua a diversidade das sementes e das variedades locais, recusa os transgênicos que põem em perigo numerosas variedades de grande valor nutritivo e cultural.
  • Sabor
    Nos solos regenerados e fertilizados organicamente, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem, da melhor forma, o seu verdadeiro aroma, as suas autênticas cor e sabor, os quais permitem redescobrir o verdadeiro gosto dos alimentos originalmente não processados.
  • Harmonia
    A Agricultura Orgânica respeita o equilíbrio da Natureza e contribui para um ecossistema saudável. O equilíbrio entre a agricultura e a floresta, as rotações das culturas, e assim por diante, permitem a preservação de um espaço rural capaz de satisfazer as gerações vindouras.
  • Garantia de Saúde
    Numerosos pesticidas proibidos em determinados países devido à sua toxicidade continuam a ser utilizados, por vezes vendidos ilegalmente e obtidos por contrabando. Os estudos toxicológicos reconhecem as relações existentes entre os pesticidas e certas patologias, como o câncer, as alergias e a asma.
  • Comunidades Rurais
    A Agricultura Orgânica permite a revitalização da população rural e restitui aos agricultores a verdadeira dignidade e o respeito que lhe são merecidos, da população em geral pelo seu papel de guardião da paisagem e dos ecossistemas agrícolas.
  • Água Pura
    A prática de agricultura ecológica, que não utiliza produtos perigosos nem grandes quantidades de nitrogênio que contaminam os lençóis de água potável, é uma garantia permanente da obtenção de água pura nos tempos futuros.
  • Educação
    A Agricultura Orgânica é uma grande escola prática de Educação Ambiental. Ela apresenta um modelo de desenvolvimento sustentável no meio rural, deveras promissor para todos os jovens a quem, um dia, caberão as tomadas de decisão da sociedade.
  • Certificação
    Os produtores agrobiológicos seguem um caderno de normas rigoroso, controlado por organismos de certificação segundo regras internacionais reconhecidas, hoje em dia, pelos governos de inúmeros países.
  • Emprego
    Graças à dimensão humana que estas explorações assumem, às práticas ecológicas e à gestão adequada dos recursos locais. os produtores orgânicos geram oportunidades de criação de empregos permanentes e dignos.
Aqui no Brasil, o órgão que certifica os produtos orgânicos e seus produtores é a OIA - Organização Internacional Agropecuária. Procure nos produtos o selo:



E, mais do que nunca, Bom Apetite e Saúde!

Nenhum comentário: