terça-feira, dezembro 09, 2008

Quem inventou o forno de microondas?

Em1946, Percy Spencer, um engenheiro que trabalhava na empresa Raytheon estava realizando testes na magnetrón (válvula para gerar microondas, componente fundamental dos sistemas de Radar) e teve vontade de comer uma barra de chocolate que estava no bolso.
Quando ele enfiou a mão no bolso, percebeu que a barra de chocolate estava derretida. Ele sabia que a magnetrón produzia calor e quis saber se isso é que tinha derretido a barra de chocolate. Ele colocou um saco de grãos de milho em frente à magnetrón e começou a estourar pipoca por toda a parte. Seu próximo experimento foi colocar um ovo próximo à magnetrón.
No momento em que fazia isso, um colega de trabalho aproximou-se e o ovo estourou em cima dele. Spencer pensou que se um ovo podia ser cozido tão rápido, então outros alimentos também poderiam. Depois Dr. Spencer fez uma caixa de metal e encheu de microondas. Isso produziu um campo eletromagnético de alta densidade que cozinhava a comida muito rápido. Logo em seguida a Raytheon começou a fabricar fornos de microondas, que eles chamaram de “Fogão Radar”.

2 comentários:

HADES disse...

Certo... O cara foi bem esperto...

Cientista esperto é assim mesmo, descobre algo sem querer e corre ganhar dinheiro com isso...

Os alimentos (ou compostos) que possuem uma elevada quantidade de agua ficam quentes com a presença de microondas de alta frequencia por causa das ligações de dipolo magnetico entre as moleculas de H²O.

Elas ganham energia e uma forma de se livrar dessa energia é dissipando como calor eradiado...

Anônimo disse...

po o cara e bom mesmo gostei ele usou muita mente so pode.