domingo, abril 20, 2008

Mais um passo (literalmente) para a entrada na Realidade Virtual Definitiva


Desde adolescente (isso faz mais de 3 décadas) eu venho pensando num sistema de Realidade Virtual Definitivo. Já passei por várias idéias, mas a que mais serviria pra mim seria um giroscópio individual, usado para simular a falta de gravidade, controlado por computador.
No entanto, várias pesquisas caminham (literalmente) por várias veredas. Nessa semana cientistas europeus apresentaram o seu CiberCarpete, um piso omnidirecional que permite que um usuário navegue de forma realística e irrestrita por um ambiente virtual, "andando sem sair do lugar."
Para testar o sistema, os engenheiros criaram um passeio virtual por Pompéia, antes que a histórica cidade fosse destruída pelo vulcão Vesúvio, demonstrando a possibilidade do uso do sistema de realidade virtual para a criação de ambientes realísticos, futurísticos ou históricos.
Outras idéias de utilização do CiberCarpete incluem o treinamento de atletas e de bombeiros, que poderão praticar técnicas de resgate e combate a incêndio sem terem que enfrentar perigos de fato.

Bem, o uso que eu imagino são menos nobres, em jogos e simulações fantásticas. Que seja!

Nenhum comentário: