quarta-feira, abril 16, 2008

Carro à prova de tudo


Pesquisadores europeus, reunidos no projeto Prevent (com orçamento de 50 milhões de Euros), acreditam que um carro virtualmente à prova de acidentes é conceitualmente viável, e que o seu trabalho está lançando as bases para que, mesmo se uma batida for inevitável, os passageiros de um carro possam estar em segurança.
Um dos sub-projetos vai integrar informações do GPS a mapas dos locais onde o veículo está trafegando, de forma a identificar áreas de risco - como curvas fechadas, saliências e pontes - e passar as informações para o piloto automático, que poderá restringir a velocidade e até frear o veículo automaticamente.
Outra linha de pesquisa está integrando a comunicação sem fio entre os veículos, para evitar colisões laterais e traseiras, sincronizando as frenagens, impedindo que dois veículos tentem mudar para a mesma faixa ao mesmo tempo e acabando com o "ponto cego" dos carros, uma posição na qual o outro veículo não pode ser visto pelo motorista.
Um passo adiante estão as chamadas tecnologias preditivas de colisão. Isso poderá acontecer, por exemplo, quando um carro desgovernado invade a pista contrária, ou quando um pedestre entra inadvertidamente na pista. O sistema preditivo de colisão entra em ação, acionando os freios, virando a direção e programando os air-bags para se acionarem frações de segundo antes da colisão.

Nenhum comentário: